Economia Digital em Portugal

O impacto das tecnologias digitais e a sua adoção na economia tornou-se ainda mais relevante e notado com a atual crise mundial do Covid19.

Economias com uma base forte e estabelecida de utilização de recursos digitais, foram capazes de se reinventar e em vários sectores, de se apresentarem mais competitivas tanto para o mercado europeu como global.

Apesar de existir já um grande foco na digitalização dos serviços públicos (com destaque para a iniciativa ePortugal), falta ainda uma maior e mais concertada aposta na aquisição de competências digitais pela generalidade da população activa portuguesa, além de um uso mais aprofundado de tecnologias digitais nas PMEs nacionais. 

O nível de digitalidade da economia e da sociedade portuguesa reflete os progressos levados a cabo em 5 vertentes fundamentais:

Conectividade

Capital Humano

Utilização de serviços de internet

Integração das tecnologias digitais

Serviços públicos digitais

Tecnologia Digital

Tecnologia digital aplicada a informação, marketing, vendas, serviços, operações e gestão.

Pode ser encontrada em todos os sectores de negócio e se bem aplicada serve como catalisador e consolidador de crescimento.

Conetividade e Infraestrutura

Sem internet não existe acesso da população a meios e serviços digitais. 

Conectividade de banda larga (5G) e uma infraestrutura estável e segura são pontos chave para uma economia digital florescente.

Serviços Digitais

Existindo procura e condições de mercado estáveis, surgem serviços digitais.

Empresas e freelancers disponibilizam serviços digitais vários, que num mercado crescente tem de ser regulados em transparência e qualidade.

Futuro da Economia Digital 2022

Saiba mais sobre o futuro da economia digital em Portugal.



Pagamentos Digitais - Envios de Dinheiro 

Saiba mais sobre o futuro da economia digital em Portugal.



Web Summit 2021 com presença física

Como grande catalisador de negócios digitais, a Web Summit Lisboa viu confirmada a sua presença física este ano após indecisões iniciais devido ao Covid19.